☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

29 de abr. de 2012

Tohoku 2 ・ Ryokan 1 (Pousada estilo japonês)

Shirayama Ryokan, localizada na cidade de Hiraizumi.

É um típico quarto de hotel em estilo japonês, com o futon colocado sobre a forração de tatami.
Lá nos fundos, no tokonoma (alcova onde se dispõe objetos de valor ou decoração) está o kakejiku ( decoração em rolo pendurado em vertical, neste caso é uma pintura mas pode ser também uma caligrafia, um texto ou apenas um kanji).
No primeiro plano, em vermelho, está uma mesa de porte baixo e sobre ela, uma caixa redonda com tampa contendo cumbucas e pó de chá.
É um ambiente muito limpo e aconchegador. Assim que chegamos, os calçados já ficam na entrada do hotel e colocamos chinelos próprios para o uso interno. Na entrada do quarto retiramos os chinelos e entramos descalços.
Entrar descalço é comum em qualquer casa japonesa, é higiênico e consegue-se bom aproveitamento de espaço, não necessita cadeira ou sofá em quartos apertados.
Este ryokan não oferecia janta, mas o café da manhã (estilo japonês) era muito bom. Além dos pratos da foto ainda tinha o arroz, a sopa de misô e zenzai (doce de feijão azuki com pedaços de moti).
Junto com o pedaço da laranja, em vermelho, está uma gelatina de shisô (Perilla frutescens var. crispa), muito bom, uma novidade pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário